Clique nas imagens para ampliar
Segurança: uma necessidade comum
Ao analisar os anseios de uma grande parcela da população, é possível notar que a segurança rapidamente entra em pauta, pois basta observar os índices de violência e o crescimento dos números relacionado a acidentes - seja em ambiente de trabalho ou não, por isso, trata-se de uma necessidade que atinge todos da mesma maneira.
Sabe-se que algumas profissões podem representar mais riscos ao indivíduo que outras, de modo que faz necessário identificar quais recursos podem ser utilizados para permitir mais segurança aos colaboradores de uma determinada atividade.
Foi com este pensamento que surgiu a NR - Norma Regulamentadora, ou seja, normas redigidas pelo Ministério do Trabalho, cujo foco é garantir que toda e qualquer atividade possa seguir um conjunto de cuidados especiais. Dentro desse conjunto, foram analisados métodos específicos de proteção, de modo que o profissional se mantenha devidamente protegido.
A segurança, apesar de se tornar um assunto comum, exige atenção aos pequenos detalhes, pois são muitos os riscos que o profissional costuma assumir, por isso, é preciso observar toda e qualquer medida que possa reduzir as chances de um acidente em ambiente de trabalho.
Nota-se que anteriormente, isto é, em outros períodos da história, o trabalhador não tinha a oportunidade em ser observado para garantir tais cuidados, mas hoje, é possível garantir que cuidados especiais sejam adotados durante a execução de cada atividade, impedindo ou evitando assim a possibilidade de acidentes.
Em suma, a segurança deve ser um assunto mantido em pauta e isso não se refere somente aos momentos críticos, mas sim como uma direção inteligente para solucionar e reduzir novos problemas durante a realização de atividades comuns.
A importância dos cursos
Pensando no conjunto dos recursos disponíveis hoje para evitar as chances de um acidente, foi desenvolvido um curso capaz de orientar de forma específica cada cenário. Trata-se de um curso indispensável, pois este poderá capacitar o profissional a identificar riscos, dos quais podem resultar em impactos relacionados à saúde.
O profissional será direcionado aos mais diversos cenários do NR escolhido, garantindo assim reconhecimentos práticos e teóricos, de modo a dar embasamento para todas as atividades executadas em uma rotina comum.
Com o conteúdo do NR 13, por exemplo, o profissional poderá conhecer todos os riscos existentes em caldeiras a vasos de pressão. Mas o que são? De maneira simples, são equipamentos industriais que permitem a produção, bem como o acúmulo de vapor para uso industrial.
Mas quais são os profissionais que podem correr risco no setores relacionados? Operadores de caldeiras, técnicos, engenheiros, gerente industrial, entre outros profissionais podem correr sérios riscos quando não há o devido conhecimento a respeito do funcionamento dos equipamentos, peças e processos de manutenção.
Até mesmo o defeito em uma pequena válvula pode representar risco iminente para os profissionais, por isso, o curso de mostra de suma importância. Com os conhecimentos dispostos ao longo do curso, o indivíduo poderá identificar como preservar os equipamentos, poderá conhecer ferramentas e acessórios, além de identificar com mais facilidade as possibilidades de falha no ambiente de trabalho.
Mas saiba que existem outros cursos com o mesmo foco, ou seja, reduzir acidentes de forma eficiente. Cada NR poderá representar um setor específico, por isso, é possível encontrar cursos para cada uma das atividades existentes.
Um pouco sobre segurança no trabalho
Você sabia que no Brasil é possível ter um acidente de trabalho registrado a cada 45 segundos? De acordo com o Observatório Digital de Saúde e Segurança no Trabalho, muitos acidentes resultam em amputações, fraturas e contusões. Neste cenário, nota-se que muitos dos acidentes são irreparáveis, uma vez que o indivíduo sofre com um impacto de grande intensidade.
De maneira simples, é possível compreender os motivos que estão por trás da segurança do trabalho, pois o setor surgiu justamente para reduzir os impactos relacionados e garantir que menos acidentes possam acontecer, independente do segmento e atividade de trabalho.
Os setores de segurança no trabalho buscam de maneira ávida encontrar recursos tecnológicos e medidas preventivas eficientes, pois sabe-se que são muitos os fatores que podem resultar em acidentes, tais como:
- Conhecimento superficial sobre o ambiente de trabalho;
- Falta de atenção aos pequenos detalhes;
- Falta de supervisão;
- Pouco treinamento;
- Falta de cuidado para com processos de manutenção.
Nota-se que, a segurança do trabalho e uma ciência que visa unir profissionais de áreas específicas como engenharia e medicina, por exemplo, para identificar, estudar e compreender quais são as possibilidades em evitar novas ocorrências relacionadas aos acidentes.
Vale ressaltar que a segurança no trabalho possui um regulamento resguardado pela legislação trabalhista. Hoje, é possível encontrar 37 normas, das quais possuem objetivos, regras e até mesmo penalidades. Para os profissionais focados em oferecer soluções práticas de segurança, recomenda-se conhecer cada uma das normas existentes, pois essas podem fazer toda a diferença no ambiente de trabalho.
A necessidade do curso
Ambientes industriais demandam o comprometimento com o constante aperfeiçoamento dos profissionais responsáveis pelos serviços. Cursos de especialização, como o curso NR 13, são um dos itens determinantes para uma sólida gestão administrativa, seja junto a funcionários diretos ou de prestadores de serviços.
Isso é uma consequência não apenas da produtividade exigida para produção e operação, mas também tendo em vista os grandes riscos inerentes às atividades fabris, leves ou pesadas. O treinamento de segurança para operadores de caldeira é obrigatório para o atendimento da Norma. Assim como os treinamentos de reciclagem são obrigatórios quando ocorrerem mudanças tecnológicas na caldeira
Outro item ainda mais perigoso é a presença de vasos e outros equipamentos pressurizados que, em caso de má fabricação ou deficiências de inspeção e operação, pode causar acidentes que oferecem graves riscos à vida humana.
Assim, além de um acompanhamento sério e detalhado durante as fases de projeto e fabricação, a operação destes vasos pressurizados exige que operadores possuam o curso NR 13. O curso NR 13, referente à norma reguladora sobre vasos de pressão, oferece aos operadores de áreas as diretrizes essenciais para o perfeito funcionamento desses equipamentos.
Discussões a acerca do conteúdo do curso
Sabe-se que para cada norma existe um curso, mas afinal, quais são os conteúdos aplicados no curso? Para isso, é preciso identificar qual NR se encaixa ao dia dia do colaborador. No caso do NR 13, por exemplo, o profissional poderá compreender mais a respeito dos seguintes assuntos:
- Conceitos: tudo que diz respeito a área de atuação;
- Riscos: quais são as possibilidades e intensidade de cada risco;
- Equipamentos: caldeiras e vasos de pressão;
- Componentes: o que pertence aos equipamentos e suas variações;
- Identificação de riscos;
- Produção de relatórios;
- Aspectos relacionados ao gerenciamento.
Cada um dos assuntos abordados merece atenção, pois uma pequeno detalhe pode ser determinante para o profissional atuante. Um componente mal inspecionado, por exemplo, pode resultar em explosões, de modo que muitos colaboradores podem ficar expostos, gerando ferimentos e até óbito.
Sabe-se que os detalhes costumam ser os grandes responsáveis, ou seja, o esquecimento quanto ao processo de manutenção, por exemplo, pode ser determinante para um cenário de alto risco. Por isso, é preciso se manter atento para com as questões gerenciais, mantendo assim um conjunto de padrões de segurança.
Ao decorrer do curso, profissionais especializados podem discorrer sobre todas as possibilidades, pois dessa forma o aluno poderá compreender com mais facilidade a realidade de cada ambiente e o impacto de cada fator para segurança de modo geral.
O curso deve ser observado como algo essencial para formação de um bom profissional, por isso, é preciso ficar atento para com o preparo de cada um, pois caso contrário, riscos serão assumidos de forma inconsciente.
Quais sãos os três pilares do curso?
Para permitir que o profissional esteja mais preparado para execução do seu trabalho, faz-se necessário dividir o conteúdo em três pilares, pois o entendimento será mais claro após a finalização dos módulos.
Com apoio dos profissionais da AWP Engenharia, o profissional poderá compreender melhor a respeito de seu ambiente de trabalho, pois o curso foi pensado e desenvolvido para esclarecer de forma simples e prática dúvidas comuns.
O objetivo é focar em três pilares específicos, permitindo assim uma divisão eficiente de conteúdos. A divisão acontece da seguinte forma:
Segurança nos processos de fabricação
Os equipamentos podem ser considerados complexos, por isso, faz-se necessário compreender como acontece a sua produção. Cada componente utilizado pode ser um risco em potencial quando não compreendido corretamente, por isso, é de suma importância manter atenção desde a primeira etapa do curso, pois caso contrário, a compreensão dos demais módulos poderá ficar comprometida.
Instalações
Nesta etapa, o profissional deverá ficar ciente sobre cada detalhe relacionado a instalação dos equipamentos, pois uma instalação incorreta por consequência resultará em um funcionamento incorreto, colocando assim todos os envolvidos em um risco desnecessário.
Manutenção
De nada adiantará garantir uma fabricação eficiente e segura se as demais fases não obedecerem ao padrão de segurança. A manutenção, por exemplo, se faz tão importante quanto os demais processos, pois sem ela todo trabalho anterior poderá ser invalidado por um acidente.
Ao observar os três pilares do curso, é possível identificar que cada tópico possui extrema relevância para o trabalhador, uma vez que abrange detalhes e cenários reais, garantindo assim mais facilidade em termos de visualização e compreensão.
Acidentes que podem ser evitados
Sabe-se que as caldeiras e os vasos de pressão dependem dos processos de manutenção para funcionar corretamente, por isso, é preciso manter um constante fluxo do processo, evitando assim que um reparo seja ignorado.
O instrumento utilizado para indicação de pressão, por exemplo, é de suma importância, pois mantém o profissional informado a respeito da intensidade com que o equipamento está trabalhando. Dessa forma, recomenda-se supervisão para com o uso do instrumento.
A válvula de segurança também é essencial e a falta dela pode resultar em um cenário irreparável. Explosões e perda humana, podem ser evitados caso exista uma equipe preparada para trabalhar com o cenário em questão, ou seja, o profissional poderá reconhecer quais são os fatores que podem comprometer todos que estão no local de trabalho.
Saiba que a consequência de uma explosão atinge não apenas os que estão próximos do acontecimento, pois o acidente pode resultar em desabamento, atingindo assim outros colaboradores.
A perda humana, perda de visão, fraturas, escoriações, entre outros impactos, são alguns dos resultados que podem ser evitados com a implementação de um conjunto de normas, normas das quais podem ser encontradas na NR 13.
Objetivos do curso NR 13
Destinado não somente a operadores e supervisores, o curso NR 13 é designado também aos gerentes de obra e projeto, como também aos administradores de áreas que comportam equipamentos pressurizados. O curso NR 13 é item contratual obrigatório para o fornecimento e manutenção de vasos pressurizados, sendo seu descumprimento passível de sanções graves.
Faz parte do curso NR 13 promover noções sobre os riscos de pressurização, assim como o detalhamento da operação e finalidade de equipamentos e acessórios, para compor um sistema eficiente e seguro para trabalhadores. O curso NR 13 também compreende a correta execução e armazenamento de documentos de projeto e manuais de operação, itens auditáveis por clientes e terceiros.
Quais benefícios são proporcionados?
Após o profissional passar pelo curso, é possível identificar que este estará preparado para reagir em todo e qualquer cenário que venha representar riscos aos trabalhadores, em especial os que estão próximos de caldeiras e vasos de pressão.
O colaborador conhecerá os processos de fabricação e com isso, poderá compreender como funciona o sistema interno do equipamento, ou seja, um conhecimento que refletirá em sua segurança para trabalhar, uma vez que não existe dúvida para com o funcionamento de um peça ou acessório.
Mesmo que apenas um colaborador tenha o conhecimento aprofundado, pode-se dizer que este único profissional terá capacidade para salvar toda uma equipe, pois reconhece mais rapidamente as chances de um acontecimento fatal.
Hoje, muito é comum que empresas economizem em seu orçamento com a contratação de profissionais não qualificados, isto é, com conhecimento superficial a respeito de cada etapa de execução das caldeiras e isso pode ser determinante em um acidente.
Uma empresa que está optando por essa postura assume o risco não apenas de perder o valor investido em contratações e equipamentos, como poderá perder colaboradores, sendo assim a responsável por formar equipes mal preparadas.
Poucos enxergam dessa maneira, porém, trata-se de uma postura que reflete o valor da empresa, pois não existe valorização no trabalho, pois nem mesmo a vida dos colaboradores está sendo poupada de uma acontecimento irreparável. Dessa maneira, a empresa que opta pela contratação do curso se mostra preocupada e responsável para com a vida dos seus profissionais.
Profissionais especializados é com a AWP Engenharia
Como mencionado anteriormente, faz-se de suma importância preparar cada colaborador para desempenhar a função e esse preparo só pode existir com a especialização. Mais uma vez o curso se mostra indispensável, pois colaboradores preparados resultam em uma equipe comprometida para com uma supervisão eficiente.
Hoje, é possível contratar mão de obra com conhecimento superficial facilmente, principalmente devido aos altos índices de desemprego, porém, não basta contratar, pois é preciso treinar e preparar o colaborador contratado para as tarefas de sua função.
Para isso, basta contatar os profissionais da equipe da AWP Engenharia, pois dessa maneira é possível obter a certeza de que o colaborador está recebendo o devido treinamento.
Comprometidos com aprendizado, os profissionais da AWP Engenharia, buscam conhecer as dificuldades de cada aluno, trabalhando assim de modo particular. Após compreender melhor algumas dificuldades, torna-se mais simples a escolha dos métodos de ensino, garantindo assim absorção completa do conteúdo.
O foco dos colaborador da AWP é compreender as necessidades e desenvolver técnicas práticas de ensino, reduzindo assim as chances do aluno em chegar na fase de formação com dúvidas. Para isso, são implementadas conversas técnicas e específicas, garantindo assim que os detalhes estudados sejam fixados na memória.
Hoje, é preciso manter foco não apenas nas técnicas de aprendizado, como também nas técnicas de memorização, pois são muitos os detalhes que precisam ser trabalhados.
Serviços de engenharia e cursos para NR 13
A AWP Engenharia possui mais de 30 anos de experiência em vasos pressurizados, equipamentos e caldeiras enquadrados na NR 13. Além de oferecer serviços desde a fase de projeto, a AWP Engenharia também disponibiliza o curso NR 13 para indústrias e empresas de engenharia.
Seu corpo técnico formado por engenheiros e profissionais habilitados, ministra cursos e palestras sobre NR 13 em sua própria estrutura ou nas localidades indicadas pelos clientes para maior comodidade. Seu curso de 16 horas é indispensável para profissionais em projetos NR 13.
Um pouco mais sobre a AWP Engenharia
Saiba que a AWP Engenharia mantém o seu foco em buscar recursos eficientes de ensino, ou seja, recursos que possam oferecer ao solicitante todas as facilidades para absorver o conteúdo abordado, garantindo assim uma formação de qualidade.
Muitas empresas não se mostram preocupadas para com a compreensão do aluno, mas com a AWP Engenharia não é preciso se preocupar com esta questão, pois os seus colaboradores seguem comprometidos em formar profissionais competentes em cada uma das áreas de atuação.
Os colaboradores da equipe AWP também se mostram comprometidos para com a transparência de cada atendimento, pois reconhecem a importância em manter o solicitante atualizado de cada progresso, gerando assim um relacionamento consistente entre empresa e cliente.
Na AWP ainda é possível solicitar os serviços de inspeção de compressores, teste de estanqueidade, teste hidrostático, treinamentos de segurança, desenvolvimento de planos, entre outros serviços relacionadas a segurança do trabalho.
Encontrar uma empresa focada em atendimento e formação de qualidade como a AWP Engenharia pode ser uma difícil tarefa, por isso, os seus serviços são amplamente procurados, uma vez que a transparência e pontualidade são algumas de suas prioridades, chamando assim a atenção do solicitante.
Para mais detalhes a respeito, basta contatar um dos colaboradores para receber esclarecimento completo.
Para saber mais sobre Curso nr 13
Ligue para 19 3029-1247 ou clique aqui e entre em contato por email.Gostou? compartilhe!