Clique nas imagens para ampliar
O processo de produção de vapor consiste em aquecer água, a fim de que a substância mude do estado líquido para o gasoso através da queima de um combustível. O vapor gerado é, então, acumulado, e a pressão de acumulação depende da caldeira utilizada. Existem caldeiras de baixa pressão, média pressão e alta pressão, por isso, é necessário haver a inspeção de caldeiras a vapor. As formas construtivas de caldeiras são várias, das quais se destacam as fogotubulares e as aquatubulares.
INSPEÇÃO DE CALDEIRAS A VAPOR SEGUNDO A NR-13
De acordo com a NR-13, a inspeção de caldeiras a vapor deve ocorrer de modo primário, em tempos regulares e extraordinariamente. A vistoria primária é realizada anteriormente à primeira performance da peça e precisa necessariamente ser administrada internamente. Em seguida, são aplicados ensaios comprovadores de propriedades estanques, e, enfim, a constatação externa.
A inspeção de caldeiras a vapor periódica deve testar interiores e exteriores da ferramenta, conforme a periodicidade de:
- Doze meses para pressões equivalentes ou maior que 1960 kPa (19,98 kgf/cm²); idênticas ou menores que 588 kPa (5,99 kgf/cm²) e massa interna inferior ou a mesma que 1001 litros; ou quando a caldeira atende as duas características;
- Quinze meses para as caldeiras de restabelecimento de álcalis, independentemente dos tipos supracitados;
- Vinte e quatro meses para caldeiras de operação com equivalência, ou maior, a 1960 kPa (19,98 kgf/cm²), e/ou se nesses doze meses houve exames de pressão nas válvulas de segurança.
Já a inspeção de caldeiras a vapor extraordinária acontece quando houver danos por impactos e acidentes em geral; mudanças ou consertos interferentes em sua segurança; anterior à primeira atividade após inativa semestralmente; transferência de localidade. Assim, todos os tipos de inspeção de caldeiras a vapor devem ser feitos por profissionais capacitados.
AWP ENGENHARIA – PROFISSIONAIS HABILITADOS EM INSPEÇÃO
A AWP Engenharia realiza adequações e exames de desempenho nos instrumentos, a exemplo da inspeção de caldeiras a vapor. Além disso, também concretiza as qualificações imprescindíveis aos operadores dos aparelhos apontados pela Norma Regulamentadora nº 13. Assim, efetiva a segurança para os profissionais, tanto com as vistorias efetuadas como os cursos de segurança, além de proporcionar válvulas de seguranças e manômetros.
Para saber mais sobre Inspeção de caldeiras a vapor
Ligue para 19 3029-1247 ou clique aqui e entre em contato por email.Gostou? compartilhe!